top of page

SOBRE

  • Twitter Square

Siga-me no Twitter

  • b-flickr

Veja meu Flickr

 
 
 
A exposição '' Festival em Jarocin - Memórias fotográficas de um cotidiano underground'' conta com cinco registros fotográficos do fotógrafo polonês Maciej Jawornicki.
As fotografias são expostas com uma visão construída pela artista/curadora Frances Amaral. A exposição exibe a coletânea de fotos do ano de 1988 e coloca como figura central as memórias de um Festival de Rock e Punk que acontece periodicamente desde o ano de 1980, na cidade de Jarocin, na Polônia.
 
A exposição centraliza a ideia de expressão poética da cultura urbana dos integrantes do Festival em Jerocin '88 e mostra o olhar do fotógrafo para uma juventude que representava a contracultura da época. Outro ponto forte são as semelhanças das fotografias com a transgressão da juventude contemporânea e os movimentos culturais undergrounds da atualidade.
O termo Underground procura descrever as formas de expressão que estão distanciadas do padrão comum, de forma não convencional, rebelde ou revolucionária. Dessa forma, desafia o status quo cultural com a originalidade e a experimentação de contextos, conteúdos e formas.
 
A expografia pontua as obras que revelam momentos eventuais e dinâmicos dos participantes do festival e a galeria é usada como um cubo preto, rompendo com a visão limpa e tradicional de exposição.
Sobre o Festival Jarocin
 
A cidade Jarocin, na Polônia, tornou-se famosa nos meados da década de 80, graças ao Festival de Jarocin (Jarocin Festiwal), um dos primeiros festivais ecléticos, onde acolhiam bandas da cena alternativa do punk rock , rock, heavy metal, blues e reggae. O festival era uma forma de expressão para uma geração que desejava se libertar de uma sociedade repressora.
 
A Polônia enfrentava uma grande depressão, inúmeras greves e o nascimento de movimentos operários anticomunistas. O festival deu voz aos jovens artistas e libertou a manifestação de novos ideais a uma geração inteira, tornando do evento uma ruptura das condutas vigentes dos países do bloco comunista e desenvolvendo as bandas undergrounds da Grande Polônia.
 
Inicialmente reunia artistas das proximidades de Jarocin, com o passar dos anos o festival foi reconhecido em âmbito nacional e recebeu algumas das bandas que vieram a se tornar dentre as mais importantes da cena do rock polonês. Com isso, o festival ganhou fama e apareceram cada vez mais grupos de toda a Polônia.
Marcou uma época e permitiu visibilidade a uma juventude com novos princípios e expectativas de transformação na discussão sobre as circunstâncias políticas da sociedade. Sua última edição foi no ano de 2014.
 
Os jovens buscavam representatividade e solicitavam por mudanças na opressão da sociedade conservadora, que impedia a liberdade de expressão e que impunham conflitos que não faziam parte daquele ideal.
 
Frances Amaral, 2016.

Festival

em Jarocin

 

 

Festival em Jarocin

Memórias fotográficas de um cotidiano underground.​

 

 

Fotografias de Maciej Jawornicki

Curadoria: Frances Amaral 

bottom of page